Em meio a tantas decisões que precisam ser tomadas ao fazer um planejamento de parto, a escolha da maternidade aparece como uma das mais importantes, embora, muitas vezes, seja deixada em segundo plano. Para assegurar uma decisão informada e alinhada às suas necessidades e expectativas é fundamental considerar diversos fatores.
Para orientar sua escolha e proporcionar segurança nesse processo, selecionei algumas dicas valiosas que vão lhe ajudar:

 

1. Visitar opções disponíveis
Conheça as instalações, avalie a hotelaria e pondere sobre as vantagens e desvantagens de cada opção. Fazer uma comparação entre as alternativas pode ajudar você a tomar essa decisão.

 

2. Localização e Acesso
A maternidade deve ser de fácil acesso, especialmente em casos de emergência. Considere o tempo de deslocamento a partir da sua casa e o trânsito no trajeto. Avalie também se há estacionamento disponível para familiares e visitantes.

 

3. Estrutura e Conforto
Visite as instalações e observe:

  • Quartos: são individuais ou coletivos? Há possibilidade de acomodação para o acompanhante?
  • Higiene e organização dos espaços.
  • Estrutura de UTI neonatal, caso o bebê precise de cuidados especiais.
  • Áreas de apoio, como sala de amamentação e espaços para relaxamento.

 

4. Saiba o que é abrangido pelo seu convênio médico

Sabemos que a maternidade é a parte mais onerosa dentre tantos custos que se tem num parto e compreender bem os detalhes da cobertura proporcionará clareza quanto aos custos e benefícios associados a cada opção.

 

5. Direto a doula e acompanhante

É um direito seu e é importante que a maternidade escolhida garanta que você possa ter sua doula, além do seu acompanhante, durante o parto.

 

6. Conheça o serviço para parto normal

Verifique se a maternidade possui uma boa sala de parto com cama ampla, banqueta, bola, chuveiro, entre outros itens que são importantes durante o trabalho de parto.

Fuja de lugares onde o parto acontece sem estrutura adequada, numa maca estreita, onde você tem que ficar na posição ginecológica ou com movimentação restringida.

 

7. Segurança e Tecnologia

A segurança do bebê deve ser prioridade. Pergunte sobre:

  • Controle de acesso na maternidade.
  • Identificação eletrônica do recém-nascido.
  • Monitoramento por câmeras.

 

8. Recomendações e Avaliações

Pesquise avaliações online e converse com outras mães que já tiveram seus bebês na maternidade que você está considerando. Feedbacks reais ajudam a entender a experiência prática no local.

 

Conclusão

Considerando essas observações, você estará mais bem informada para escolher uma maternidade alinhada com suas preferências, possibilitando uma experiência de parto mais humanizada.

Lembre-se de que cada detalhe conta para garantir um ambiente que respeite e atenda às suas necessidades durante esse momento tão especial.

É importante lembrar!

Com exceção da dica “6”, mesmo que o seu desejo seja de uma cesárea todas as demais continuam sendo válidas e importantes para que você escolha a melhor maternidade de acordo com suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *